fraternidade - Uma visão geral



A sociedade ainda se pauta na reaçãeste, e não na prevençãeste; na puniçãeste, e nãeste na educaçãeste para o senso do pertença. Usando o passar do tempo, ESTES mecanismos de que deveriam ser 1 serviçeste à seguridade social tornam-se instituições A respeito de as quais a desconfiança cresce POR DIA a POR DIA.

Não basta identificar a violência como cultura e tais como sistema e distinguir AS SUAS vítimas; é preciso iluminar essa realidade utilizando o evangelho.

É preciso atravessar de 1 sistema excludente, elitista e descartável de modo a uma sociedade fraterna, responsável e inclusiva.

– rosto dos que sofrem violência doméstica, tendo como principais vítimas as mulheres, as crianças e os idosos;

Para concluir, bastam as palavras do papa Francisco no encontro com os presidentes Abbas (Palestina) e Peres (Israel) pelo ano por 2014: “Ouvimos 1 chamado e devemos responder: este chamado a romper a espiral do ódio e da violência, a rompê-la usando uma única palavra: ‘irmão’. Mas, para dizer essa palavra, devemos todos levantar ESTES olhos ao céu e reconhecer-nos filhos do 1 único Pai”.

– rosto Destes qual sofrem violência por gênero. Muitas mulheres continuam a ser vítimas da cultura patriarcal e machista, do salários reduzidos, da violência domfoistica, por abuso sexual.

As pessoas não estãeste inseridas no mundo de modo a viver isoladamente, contudo dependem do “outro” de modo a viver. Essa condição, qual favorece a prática relacional, desafia a todos – como sujeitos da própria história – a cuidar do outro, ou mesmo que, a realizar Parcela da história do outro.

A busca por soluções alternativas à violência de modo a resolver ESTES conflitos assumiu, atualmente, 1 feição de dramática urgência. É, portanto, essencial a Parecer das causas qual originam a violência, em primeiro lugar as que se ligam a situações estruturais por injustiça, de miséria, de exploração, nas quais é necessário intervir utilizando o objetivo por superá-las (cf. Compêndio da Doutrina Social da Igreja).

– Outras experiências do superaçãeste e, consequentemente, de humanizaçãeste sites Destes processos sociais podem ser observadas na Pastoral da Saúdo, da Pessoa Idosa, da Pessoa utilizando Deficiência, da Criança e da Sobriedade, em que este “carisma” do cuidado se faz presente.

 Pelo decorrer da história, várias iniciativas sociais da Igreja foram sendo assumidas pela sociedade e se tornaram políticas públicas. Logo, o olhar social da Igreja exigiu posicionamento do Estado em relaçãeste ao sofrimento humano por ele negligenciado.

Ainda de que este Brasil, nos últimos anos, tenha apresentado evidentes avançESTES e conquistas sociais, estes ainda não foram suficientes para eliminar a desigualdade.

Outro exemplo por fraternidade é este escotismo – presente no Brasil e em outros países do mundo. O escotismo trabalha a fraternidade atravé especialmentes do produção em equipe, praticando respeito usando os demais membros, amando a natureza e ESTES Seres vivos, natural como estimulando ESTES jovens a desenvolverem princípios por responsabilidade, altruísmo e liderança.

De entre elas são, por 1 lado, particularmente insidiosas as desigualdades no entrada a bens essenciais, saiba como a comida, a água, a casa, a saúdo; e, por outro lado, as contínuas desigualdades entre homem e dama pelo exercício dos verifique direitos humanos fundamentais”. Vive evidente aqui a necessidade de superar a violência superando as desigualdades sociais.

O convite de que a Igreja faz, por meio da Campanha da Fraternidade, nãeste meu site visa à superação de 1 quadro estatístico cheio do dados e números; ela convida à superação na vida e na história de cada homem e dama subtraíDestes de seus direitos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *